logo

Especialidades

Cirurgia de Catarata

 Não existe tratamento clínico para catarata, este é sempre cirúrgico. A partir do momento em que a baixa acuidade visual não é mais corrigida com o uso de correções ópticas há indicação cirúrgica.

 

A Evolução Tecnológica

Novas técnicas permitiram incisões cada vez menores, hoje em torno de 2 milímetros, o que dispensa a necessidade de pontos e possibilitando assim uma recuperação mais rápida da visão. 

A técnica cirúrgica consiste na remoção do cristalino (lente natural do olho) através de microfragmentação e aspiração por ultrassom, um processo conhecido como FACOEMULSIFICAÇÃO. Após a retirada completa da catarata, é implantada uma nova prótese chamada de lente intraocular (interna e permanente).

Devido às micro-incisões e à evolução das Lentes Intraoculares (LIOs), atualmente conseguimos corrigir os erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) durante a cirurgia de catarata, ou seja, além de retirarmos a catarata contamos com uma variedade de Lentes Intraoculares que ajudam a corrigir o grau do paciente.

 

Lentes Intraoculares: Nova Geração de LIOs Premium:

Recentemente novas lentes intraoculares foram desenvolvidas com objetivo de trazer melhores resultados visuais que as Lentes Multifocais tradicionais, e com o auxílio de novas tecnologias como os biômetros ópticos e fórmulas mais precisas, observamos uma grande evolução nos resultados dos pacientes que desejam independência de óculos.

As Lentes Intraoculares Monofocais Asféricas tem a vantagem de permitir a melhor nitidez entre as LIOs existentes, porém os pacientes só atingem bom resultado para a visão de longe, pois a lente apresenta apenas um foco. Assim, pacientes que priorizam a qualidade visual e não se importam em usar óculos para computador e leitura, são ótimos candidatos para essa tecnologia, assim como os que desejam realizar uma cirurgia de baixo custo.

As LIOs Multifocais apresentam dois focos bem definidos (longe e perto), e os pacientes que se beneficiam destas lentes tem mais independência dos óculos para a visão de perto em relação às LIOs Monofocais Asféricas, além de conseguirem atingir uma boa visão para longe. Esta tecnologia se apresenta menos efetiva em ambientes com baixa luminosidade, sendo que alguns pacientes podem ter efeitos indesejados de glare ou halos noturnos, principalmente se costumam dirigir à noite com frequência.

As LIOs de Foco Ampliado e Trifocais são as mais novas tecnologias desenvolvidas, e portanto tem um custo mais elevado que as LIOs Multifocais. 

As LIOs de Foco Ampliado tem a vantagem de proporcionar uma excelente qualidade visual para longe, semelhante às LIOs Monofocais, sendo que ainda permite alguma independência de óculos para visão intermediária, mas geralmente demanda óculos para visão de perto. Outra vantagem é a redução de fenômenos noturnos quando comparadas às LIOs Multifocais e Trifocais.

As LIOs Trifocais permitem melhora da visão em todas as distâncias, sendo a tecnologia mais indicada em pacientes que priorizam independência de óculos em todas as distâncias. Os pacientes podem ter queixas de fenômenos noturnos em alguns casos.

Outra tecnologia que pode estar associada às LIOS Monofocais, Multifocais ou mesmo Trifocais e Foco Ampliado, é a correção do astigmatismo, e são conhecidas como LIOs Tóricas.

Importante observar que nem todos os pacientes são candidatos às novas tecnologias, devendo passar por avaliação adequada com um oftalmologista que tenha experiência em implantar estes tipos de Lentes Intraoculares.

 

Veja se você é um bom candidato à implante de LIOs Trifocais*:

     - É dependente de óculos para longe e perto

     - Deseja independência dos óculos

     - Tem grau de hipermetropia

     - Personalidade positiva e otimista

     - Aceita pequena perda de nitidez para longe em condições de baixa luminosidade

    - Entende de forma clara o que a tecnologia oferece e tem consciência que não existe resultado garantido, devido às variações que alguns olhos apresentam em relação à média da população

 

Pacientes que não são bons candidatos à implante de novas LIOs:

     - Não se importa ou até gosta de usar óculos

     - Hipercrítico ou tem expectativas irreais

     - Prioriza qualidade e nitidez da visão de longe em detrimento da necessidade de óculos

     - Dirige por longos períodos à noite

     - Pacientes com miopia podem ter restrições às novas LIOs 

 

 * Todas as informações acima são apenas orientações e deve ser discutido com seu médico cirurgião de catarata.

Outras especialidades

CONVÊNIOS

Veja todos os convênios

Fale com a gente

Localização

Rua Souza Dutra, 145, sala 706
Estreito Florianópolis - SC - Brasil
CEP: 88070-605

Fone: 48 3206-2227 ou 3206-2228

Clínica de Olhos Continente S/S. Todos os Direitos Reservados.