logo

Especialidades

Cirurgia para Pterígio

O pterígio é o crescimento de tecido fibrovascular da conjuntiva sobre a córnea, muitas vezes é erroneamente chamado de “catarata”. 

Sua causa não foi completamente elucidada, mas é sabido que fatores genéticos, juntamente com fatores ambientais podem favorecer o surgimento do pterígio. Dentre os fatores ambientais encontra-se a exposição ao sol, poeira e vento. Os raios ultravioletas e a irritação crônica do olho aparentemente exercem um importante papel na etiologia do pterígio.

Como manifestação clínica, o pterígio, além de dificultar a visão, apresenta prurido, sensação de areia nos olhos, fotofobia, lacrimejamento e hiperemia ocular. O principal sintoma é o olho vermelho na região do pterígio Quando o crescimento do pterígio sobre a córnea é considerável, pode haver distorção da imagem repercutindo em aparecimento de grau no olho, podendo haver a necessidade do uso de óculos. Nos pacientes que não dão atenção ao pterígio, este pode crescer cada vez mais e encobrir parcialmente ou totalmente a pupila, causando consequentemente perda da visão parcial ou total. 

 

 

O tratamento da ardência e hiperemia ocular deve ser feito utilizando-se colírios adequados. Todavia, estes não apresentam a capacidade de fazer o pterígio regredir, sendo que o único tratamento comprovadamente eficaz é a remoção cirúrgica. Existem diversas técnicas cirúrgicas, sendo que algumas delas, consideradas melhores, reduzem o risco de recidiva.

Outras especialidades

CONVÊNIOS

Veja todos os convênios

Fale com a gente

Localização

Rua Souza Dutra, 145, sala 706
Estreito Florianópolis - SC - Brasil
CEP: 88070-605

Fone: 48 3206-2227 ou 3206-2228

Clínica de Olhos Continente S/S. Todos os Direitos Reservados.