logo

Especialidades

Transplante de Córnea

Transplante de Córnea

Quais patologias podem necessitar de transplante de córnea?

 

- Ceratocone

- Ceratopatia bolhosa

- Cicatrizes após infecções (herpes, etc) ou trauma ocular

- Distrofias de córnea

- Rejeição ou Falência de córnea

 

 

Quais as técnicas mais utilizadas para o transplante de córnea?

 

Existem basicamente 3 maneiras de se trocar uma cornea doente por uma cornea saudável transplantada.

 

1) Transplante Penetrante de Córnea: Esta técnica é a mais simples e antiga, e ainda é a mais utilizada nos dias de hoje. Consiste na troca completa de uma cornea doente por uma cornea saudável. Apesar dos bons resultados e de poder ser indicada em quase todas as patologias, esta técnica apresenta elevado risco de rejeição quando comparada às mais modernas.

2) Transplante Lamelar Anterior Profundo: Esta técnica tem sido aperfeiçoada ao longo das últimas décadas e tem apresentado resultados visuais semelhantes ao Transplante Penetrante, com a vantagem de se trocar apenas a parte superficial doente da cornea do paciente, preservando suas células endoteliais originais, e assim, reduzindo a quase zero o risco de rejeição endotelial. Indicado em casos de doença estromal como o ceratocone e distrofias de cornea.

3) Transplante Endotelial ou Transplante Lamelar Posterior: Este tipo de transplante consiste na retirada da porção posterior da cornea doente (Endotélio), sendo substituido por um endotélio saudável. Com a evolução das técnicas e modernização dos equipamentos de corte da cornea doadora, resultados animadores tem mostrado equivalência dos resultados visuais com o Transplante Penetrante, com redução importante das complicações como glaucoma e falência secundária da cornea doada. É indicado principalmente em casos de falência de cornea após cirurgia de catarata e distrofias hereditárias endoteliais, como a Distrofia Endotelial de Fuchs.

 

 

 

 Quais as complicações podem ocorrer?

- Rejeição

- Falência

- Astigmatismo irregular

- Infecção

- Sangramento

- Edema ou descolamento da retina

- Glaucoma

 

 

A cirurgia de transplante de córnea não seria possível sem a doação de milhares de córneas pelos doadores e suas famílias, para que outras pessoas possam voltar a enxergar. Seja um doador de córnea!

 

Outras especialidades

CONVÊNIOS

Veja todos os convênios

Fale com a gente

Localização

Rua Souza Dutra, 145, sala 706
Estreito Florianópolis - SC - Brasil
CEP: 88070-605

Fone: 48 3206-2227 ou 3206-2228

Clínica de Olhos Continente S/S. Todos os Direitos Reservados.